Uva | Fruto da Videira (Vitis sp.)
A uva é um fruto da videira (Vitis sp.), botanicamente uma baga, do gênero Vitis. As uvas podem ser consumidas frescas como uvas de mesa ou podem ser usadas para fazer vinho, geléia, suco de uva, geléia, extrato de semente de uva, passas, vinagre e óleo de semente de uva. As uvas são um tipo de fruta não climatérico, geralmente ocorrendo em cachos.
As uvas são um tipo de fruta que cresce em cachos de 15 a 300 e pode ser carmesim, preto, azul escuro, amarelo, verde, laranja e rosa. As uvas "brancas" são na verdade verdes na cor e derivam evolutivamente da uva roxa. Mutações em dois genes reguladores das uvas brancas desativam a produção de antocianinas, responsáveis pela cor das uvas roxas. As antocianinas e outros produtos químicos pigmentados da família maior de polifenóis nas uvas roxas são responsáveis pelas variações de tons de roxo nos vinhos tintos. As uvas são tipicamente uma forma elipsoide que se assemelha a um esferoide prolato.
O cultivo da uva domesticada começou há 6.000 a 8.000 anos no Oriente Próximo. O fermento, um dos primeiros microrganismos domesticados, ocorre naturalmente nas peles das uvas, levando à descoberta de bebidas alcoólicas, como o vinho. As primeiras evidências arqueológicas de uma posição dominante da produção de vinho na cultura humana datam de 8.000 anos atrás na Geórgia.
A vinícola mais antiga conhecida foi encontrada na Armênia, datando por volta de 4000 aC. No século 9 dC, a cidade de Shiraz era conhecida por produzir alguns dos melhores vinhos do Oriente Médio. Assim, foi proposto que o vinho tinto Syrah tenha o nome de Shiraz, uma cidade na Pérsia onde a uva foi usada para fazer vinho Shirazi.
Hieróglifos egípcios antigos registram o cultivo de uvas roxas, e a história atesta os antigos gregos, fenícios e romanos que cultivam uvas roxas, tanto para comer como para produzir vinho. O cultivo de uvas se espalhou mais tarde para outras regiões da Europa, bem como para o norte da África e, eventualmente, para a America do Sul e da América do Norte.
Na América do Norte, as uvas nativas pertencentes a várias espécies do gênero Vitis proliferam na natureza em todo o continente e fazem parte da dieta de muitos nativos americanos, mas foram consideradas pelos primeiros colonos europeus inadequadas para o vinho. No século XIX, Ephraim Bull of Concord, Massachusetts, cultivou sementes de videiras selvagens de Vitis labrusca para criar a uva Concord, que se tornaria uma importante cultura agrícola nos Estados Unidos.
Brasil
No Brasil o cultivo de uvas teve início por volta do ano 1535, na Capitania de São Vicente trazida pelos portugueses. A imigração italiana em São Paulo e na Região Sul do Brasil no final do século XIX deu um grande impulso à cultura. São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia são grandes produtores. As melhores épocas de produção variam com as características climáticas de cada região.
No Entreposto Terminal de São Paulo da CEAGESP predominam as uvas originárias do estado de São Paulo das regiões de Botucatu, Campinas, Itapetininga e Sorocaba, no período de novembro a março, e de Dracena e Jales de julho a novembro. O Estado do Paraná é o maior fornecedor nacional de julho a novembro, uma janela de mercado onde entram poucos fornecedores. O Nordeste do Brasil concentra a sua oferta de agosto a dezembro.
A uva é uma das frutas mais exportadas e também uma das mais importadas pelo Brasil. Uvas chilenas, americanas, argentinas têm no Brasil um mercado cada vez maior. A Câmara Setorial de Frutas, órgão da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo apresenta as normas de Classificação da Uva (Vitis vinifera L.).